IEADJO Shalom promove 1º Congresso dos haitianos de Joinville e 3º Aniversário do Culto de Haitianos

Entre 2010 e 2015 o Brasil recebeu cerca de 72 mil haitianos, de acordo com os dados do Sistema de Tráfego Internacional (STI) da Polícia Federal (OBMIGRA, 2016), sendo que 70.000 continuam no país. Muitos deles foram abraçados e recebidos pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus, no Brasil, que chegam a oferecer, inclusive, cultos bilíngues.

Este é o caso, por exemplo, da Assembleia de Deus em Joinville, presidida pelo Pastor Sérgio Melfior. A igreja realiza, há três anos, na IEADJO Shalom, Setor 8, supervisionada pelo Pastor Joary Carlesso, o Culto dos Haitianos, todo domingo, às 10h30, em criolo e francês, sob a direção e coordenação do Pb. Emerson Ernani Souza.

Neste ano, no dia 30 de setembro, os haitianos comemoraram o 3º aniversário e, também, o 1º Congresso dos Haitianos de Joinville, reunindo 300 pessoas, entre brasileiros e haitianos, em um culto festivo que deu início às 10h30 com entrada das bandeiras do Brasil e Haiti.

Na ministração do louvor, o evento contou com a participação do Coral de Haitianos e da Banda Anjus, da igreja Sede de Joinville. O Pastor Elias dos Reis Silva, de Biguaçu/SC, ministrou a palavra.

Após o culto, um almoço típico do Haiti foi servido para todos que estavam presentes.

* Por Mayara Hoffmann – Jornalista e Coordenadora de comunicação da Ieadjo Shalom