Motivação e concientização no 4º Simpósio de Discipulado

O Simpósio de Discipulado realizado na AD em Balneário Camboriú reuniu cerca de 400 pessoas, entre professores, líderes de departamentos e pastores de vindos de várias partes do estado. O evento que está na sua 4ª edição é promovido pela CIADESCP e a ETEBRAS e teve como preletores, os pastores; Daniel Albuquerque (AD em Criciúma), Jairo Barbosa (presidente da AD em Balneário Camboriú), Orlando Machado (presidente da AD em Caçador), Josué Barbosa (presidente da AD em Sombrio), José Zesuíno (presidente da AD em Chapecó) e Claudio Caetano (presidente da AD em Jaraguá do Sul).

O 4º Simpósio iniciou com as boas vindas aos participantes feitas pelo presidente da CIADESCP, Pastor João Ceno Ohlweiler, que aproveitou o momento também para agradecer ao Pastor Jairo por mobilizar a igreja e hospedar o evento. Como aconteceu nas outras edições, estiveram prestigiando e apoiando o Simpósio vários membros das diretorias da Convenção, da Caixa e Coordenadores Regionais, além do Deputado Estadual Ismael dos Santos.

Duas palestras foram ministradas a cada noite com subtemas relacionados ao ensino do discipulado nas classes especificas e o acompanhamento aos novos convertidos.

O Pastor José Roberto que trabalha na AD em Balneário Camboriú e ajudou a organizar o Simpósio, participou ativamente do evento e resumiu o sentimento de preparar aqueles que começam a caminhar no evangelho; “O Eterno plantou uma semente na terra, para abrir o caminho e alcançar aqueles que estavam perdidos, esta semente é Jesus, como nos ensina João 3.16. Se por um lado, é Deus quem abre o caminho para que a pessoa entenda a mensagem do evangelho, o convite “das trevas para luz”, por outro lado, é a igreja quem ensina e discípula os novos convertidos, estas pessoas precisam aprender a Bíblia, ter relacionamento com outros crentes, participar da Ceia do Senhor e orar. Discipular então é transmitir a vida de Jesus Cristo através da nossa, é caminhar juntos, é treinar, é dar suporte aos que chegam à igreja e cabe a nós, prover essa experiência para os novos convertidos.” Destacou.

O público que esteve durante os três dias de Simpósio saiu não só ainda mais motivado a trabalhar, mas também entendo a importância de discipular todos aqueles que desejam conhecer mais sobre o Reino de Deus.

No final o Pastor Jairo Barbosa, presidente da AD em Balneário, agradeceu a escolha da cidade para a realização do evento e salientou a importância do tema: “Por meio do discipulado, temos a oportunidade de multiplicar a Palavra de Deus e preparar o novo discípulo não só para ir ao céu, mas também para ser um agente de Deus na terra. Quanto ao discipulador, ele deve ser amoroso, compreensivo e não um julgador, precisa estar disposto a ajudar o seu discípulo; a orar com ele, a interceder por ele”. Salientou o Pastor Jairo.

O sentimento geral ao encerrar o Simpósio era de gratidão. Um dos participantes falou sobre o Simpósio, “Fiquei feliz em perceber que a visão da nossa igreja não é só ganhar almas, mas que envolve também o cuidado em fortalecer na fé todos que desejam conhecer mais da Palavra.”

Segundo o Pastor Messias dos Santos, diretor da ETEBRAS, o projeto da diretoria da CIADESCP é de que os Simpósios continuem a percorrer o estado de Santa Catarina e o sudoeste do Paraná. Até o momento já foram realizados nas cidades de Jaraguá do Sul, Criciúma, Chapecó e agora em Balneário Camboriú.

Por Pr. Adael Santos

Colaboração no texto e fotos; Pr José Roberto, Co-Pastor na AD em Bal. Camboriú